HAAM002 - Entrevista com ZX SPECTROGRAM (2024)
Entrevista cedida pelo ZX SPECTROGRAM através do Selo SCSN em colaboração com esse blog.
Eu sempre tive uma certa aversão a artistas que fazem muitos lançamentos com curto espaço de tempo. Sempre prezei pela qualidade á quantidade. Por exemplo: o Windows 96 lançou 3 álbuns esse ano e só o primeiro me cativou de verdade. Essa onda de lançar uma coisa atrás da outra me dá uma certa vertigem ao perceber o quão mínima é a diferença entre os lançamentos.
Acho que isso está mudando. ZX SPECTROGRAM (GT15, Horny Marco, タジカゼの死, ブラジル404 e etc) me mostrou que a qualidade, por mais que seja difícil de ser mantida com lançamentos massivos, ainda está presente nos seus álbuns por que sim, só no ano passado, pelo Spotify, foram 6 álbuns lançados e esse ano pelo Bandcamp já foram 5 álbuns e 5 singles. Quando disse que é difícil manter a qualidade, não estava brincando. Por esse mesmo motivo eu não vou conseguir ouvir a sua extensa discografia mas, com ajuda dele, selecionei 6 álbuns para conhecer mais do seu trabalho, e são eles:
1. Almost All For Nothing
Capa no Spotify:
Inesperado, de fato.
Ouvindo o Almost All For Nothing, vi uma relação muito forte com o midi dungeon da esc 不在/Vektroid nas faixas 2 e 3. Já na parte da ambiência das faixas 7 e 18 vi um pouco do Lindsheaven Virtual Plaza (R.I.P). Um album bem sólido. Pra ser sincero, não esperava algo assim de primeira, talvez a experiencia ouvindo as músicas do Alph-4 tenha me deixado em alerta para coisas "diferentes". Enfim, um álbum muito bacana lançado em 2021.
Faixas mencionadas:
8/10
--/--
2. Apocalypse Weekend
Capa no Spotify:
Aqui as coisas pegam uma outra rota.
Apocalypse Weekend, pelo oque a capa e o próprio nome sugerem, é uma referência ao jogo Postal 2. Eu zerei esse game há algumas semanas atrás e fiz o teste de abrir e ficar uns 20 minutos fazendo o que há de melhor no jogo (plantando o caos absoluto) enquanto ouvia o álbum e BOOOM! Os loops na faixa 3, a "raiva" escondida na faixa 4 e a sonoridade sombria e fria da faixa 1 me deram vontade de zerar denovo. Álbum muito interessante pra quem conhece a referência ou só pra quem quer ouvir algo mais "pesado" da discografia do ZX. Álbum lançado em 2022.
Faixas mencionadas:
8.5/10
--/--
3. W.A.R.
Capa no Bandcamp:
Oque eu temia aconteceu.
Até agora, esse foi o álbum mais fraco na minha opinião. As faixas não soam tão originais como as dos outros dois álbuns citados. Os pads parecem ser plásticos, os sintetizadores soam com pouca diferença mas violões são muito bons. A faixa 3 entrega um violão muito próximo do real. A faixa 2 também tem ali seu charme com toneladas de distorção e referência ao que parece ser recortes da televisão mas por exemplo na faixa 4 o piano tem um filtro muito puxado pro efeito "LP" e o grave é um tanto incômodo mas é normal, não dá pra ganhar todas.
Faixas mencionadas:
5/10
--/--
4. Gerascophobia
Capa no Spotify:
Capa no Bandcamp:
Voltamos a normalidade.
Uma boa mixagem, atmosfera quente e boas levadas de bateria! A faixa 4 tem a melhor bateria do álbum inteiro! No geral as percussões desse album sao muito interessantes. Já a 3 me deixou impressionado com a versatilidade entre o dramático do início da faixa e a maciez que entra logo depois, muito bom mesmo. Lembra oque escrevi sobre a faixa 4 do W.A.R? então, acontece algo semelhante na faixa 7 mas está em um nível muito mais aceitável. Álbum também lançado em 2021.
Faixas mencionadas:
8/10
--/--
5. Deep Death
Capa no Spotify:
Capa no Bandcamp:
Uma mistura de luto e esperança.
Não sou do meio furry e não compactuo com algumas atitudes dessa galera, acho que vocês conseguem imaginar o porque mas esse álbum me trouxe uma certa "proximidade" com uma pessoa de meio, no caso, Kaarosu, que faleceu no dia 17 de junho de 2019, cerca de 5 meses antes do lançamento do álbum. Eu tenho um amigo próximo que faz parte desse nicho e de alguma forma eu me coloquei nessa situação de perder um amigo ou coisa do gênero. É doída, amarga e ríspida a sensação de perda e nesse álbum percebi isso da forma mais reta possível. A faixa 1 abre esse álbum com os sintetizadores mais obscuros que ouvi dentre todos os álbuns do ZX e por ser uma faixa longa (11min) a minha impressão foi a de que você esta experienciando todas as fases do luto. Muitíssimo delicado. No geral, o álbum repete bastante essa premissa escura com alguns loops e elementos estridentes lembrando um hall de algum condomínio vazio. Muitos desses loops me lembraram New Dreams Ltd./Vektroid, entre eles os que estão presentes nas faixas 5 e 9. Álbum muito legal. Lançado em 2019.
R.I.P. Kaarosu †
Faixas mencionadas:
6/10
--/--
6. Dreams Without Meaning
Capa no Spotify:
Capa no Bandcamp:
Simplesmente: Nostalgia.
É, ele também faz Vaporwave. Uau, faz muito tempo que eu não ouvia algo parecido com isso. Batidas lentas, muito reverb, samples que parecem ser de música antiga e sintetizadores ácidos; quase cristalinos. De cara, a faixa 2 me jogou lá em 2012 quando eu ouvia toneladas de artistas novos de vaporwave e um deles sendo Black Banshee! Nesse caso, me lembrou muito o debut "Blank Banshee 0". Que faixa bacana. O álbum inteiro é muito bom, quase como um Rabbit Hole pra minha adolescência. A faixa 7 com um sample engraçado no inicio, a 12 com a MELHOR, SIM, A MELHOR VIBE ATÉ AGORA DISPARADA e a 9 com uma vibe bem anos 2000. Muito bom mesmo! Meu favorito.
Faixas mencionadas:
7. Deep Web
Capa no Spotify:
Capa no Bandcamp:
B.I.Z.A.R.R.O.
Por último, o primeiro álbum. Isso não foi proposital, juro. Enfim, esse álbum pra mim tem uma onda parecida com o W.A.R. no quesito de ser mais sombrio do que os outros e realmente é MUITO sombrio. Me lembrou os álbuns "Rain Temple" e o Debut com mesmo nome, do super grupo 2814. Os loops tem bons samples ate a faixa 4. A faixa 11 tem um zumbido que faz jus ao nome, sabe quando você acorda e tem aquela sensação esquisita depois de um senho ruim? Então, essa faixa emula isso perfeitamente.
Estaria sendo injusto em dizer que esse é o álbum mais fraco até aqui porque é o primeiro e é nítida a falta de conhecimento em música eletrônica no geral mas quer saber? Achei ele bem mais polido que o W.A.R.! Não fugiu nenhuma vez da premissa e mesmo que na faixa 7 tivesse alguns samples "secos" não me deu a impressão de fugirem da energia ou, melhor, da falta dela. Álbum lançado em 2021.
Depois dessa IMENSA apresentação, fiquem, enfim, com a entrevista:
Y - 1. - Não poderia deixar de começar assim: como você consegue manter uma qualidade bacana nas músicas, sempre tentando parecer original a cada faixa, em tão curto período de tempo? Só esse ano foram 6 álbuns e mais de 60 músicas! Explica como acontece esse processo criativo.
ZX - Estou sempre olhando para inspirações e procurando samples que sejam unicos. Eu uso um app pra anotar minhas tarefas pra sair tudo direitinho já que estou fazendo um monte de álbuns.
Y - 2. - Quais são as suas maiores inspirações musicais/artísticas?
ZX - Oneohtrix Point Never, Vektroid, James Ferraro, Death's Dynamic Shroud.wmv, Fennesz e Tim Hecker.
Y - 3. - Porque Postal 2?
ZX - Eu descobri esse jogo em 2020, e a soundtrack do Postal 1 na verdade é roubada do sample pack dos anos 90 "Ghost In The Machine" do artista Zero-G. As telas de loading também me fascinaram muito,fazendo que eu criasse uma série de vídeos sobre adolescência que acabei guardando pra no fim, ser criado como um projeto inspirado em The Caretaker. Com isso, foram criados 18 álbuns.
Voltando ao Postal, Prometi a mim mesmo que iria jogar quando tivesse 17 anos e quando chegou essa data, comecei a jogar ambos, postal 1 e 2. Por fim, acabei fazendo um álbum em homenagem e por algum motivo, os russos curtiram fazendo ele ser o meu álbum mais escutado no spotify.
Y - 4. - Você tem algum dos seus álbuns tido como seu favorito?
ZX - Os essenciais:
- Virtual Dream (prefiro o Virtual Rain, um sequel melhor que o anterior. Eu acho o Virtual Dream uma bosta porque eram as primeiras músicas que eu estava fazendo no FL Studio, mas por algum motivo está entre os favoritos da galera).
- 地球儀ネットワーク (tem um sequel mas não é muito conhecido)
Agora os que eu mais prefiro:
- QnJva2VuIERWRCAz.
- STATION土星から火星まで.
- Television Dreams.
- Dreams Without Meaning.
- Deep Death.
- W.A.R. (primeiro álbum feito em um computador novo. Eu gostei bastante).
- Phonejams: Motorola edition.
- Almost All for Nothing.
- Apocalypse Weekend.
Y - 5. - Oque Kaarosu representa pra você e o quão importante foi essa homenagem?
ZX - Ele foi um dos primeiros "furries" que conheci. Quando falei que era fanatico por ele, ele curtiu isso e começou a gostar das minhas musicas,meus edits tbm. so que ele morreu e foi muito tragico pra mim. e é uma das coisas que me marca até hoje.
Y - 6. - O Breakcore está morto? Porque?
ZX - sim. pq capas que contem anime e coisas roxo e rosa esteriotipou muito o genero. e a maioria conhece pelo sewerslvt. eu conheço apenas o breakcore de christoph de babalon,aphex twin e venetian snares.
Y - 7. - Qual é a sua opinião sobre o underground da música eletrônica brasileira?
ZX - as vezes acompanho pouco e adoro fazer parte da cena. eu espero muito que tenha um video explorando sobre mim pq talvez o meu projeto vire material de video em um dos canais do youtube hein? como o lucasnauta fez aquele video sobre o rabbit hole do spotify
Y - 8. - Algum próximo lançamento que você possa dar algum spoiler pra gente?
ZX - Eu penso em abrir um selo. Seu nome será "LOST.ANT" ou @LOST.ANTay. também penso em expandir mais a lore do meu planeta chamado "XLR8-E621" e terá inspiração no Yabujin mas estou procrastinando muito então... meh. Mas a ideia do selo vai ser boa, muito boa. haverá uma lore também, só que separada.
Y - 9. Pra finalizar, qual é a sua mensagem para os leitores dessa entrevista?
ZX - Muito obrigado por ler até aqui, eu agradeço muito. Que o poder do Kaarosu ilumine vocês.
ZX SPECTROGRAM no Bandcamp:
Há Algo Além das Montanhas.
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